3 de fevereiro de 2014

A Síndrome de Savant


           A Síndrome de Savant, também denominada Savantismo, é uma síndrome muitas vezes associada ao autismo, pois aparece em 10% dos autistas. Ela também pode ocorrer quando há lesões ou malformações cerebrais, mas isto só ocorre em 2% dos casos. Essa Síndrome foi primeiramente descrita pelo médico Langdon Down, que estudou casos de dez pessoas que na época chamou de idiots savants (ou sábios idiotas), pois o que eles tinham em comum era uma inteligência de forma geral comprometida e, no entanto, habilidades específicas extremamente desenvolvidas (MESQUITA, 2007).
            As causas da Síndrome não são muito esclarecidas, mas cientistas vêm observando que há uma grande relação com deficiências no hemisfério esquerdo do cérebro, o que forçaria o hemisfério direito a tentar compensar essas falhas. Essa teoria poderia explicar o fato de essa Síndrome acometer quatro vezes mais homens do que mulheres: “durante o desenvolvimento do cérebro, o hemisfério esquerdo desenvolve-se mais lentamente, correspondendo ao período no qual é mais vulnerável, e o organismo do homem possui maior nível de testosterona, que pode ser tóxica ao desenvolvimento de tecido cerebral" (FREITAS, OLIVEIRA E SOUZA).
     Essa teoria pode ser observada com base em estudos de caso de pessoas portadoras dessa síndrome, pois algumas das habilidades mais desenvolvidas por elas são ligadas ao hemisfério direito do cérebro, dentre elas, segundo Mota (2007):

·      Habilidades Musicais (Inteligência Musical);
·      Habilidades Artísticas (Pintura, Escultura, etc.);
·      Matemática (cálculos matemáticos);
·      Metodologia de Cálculos Elaborados;
·      Memória Intensificada.

Já as funções ligadas ao lado esquerdo do cérebro são pouco desenvolvidas, como a linguagem, a fala e as relações sociais, o que ocasiona um baixo entendimento do ambiente ao redor dessas pessoas. Os indivíduos com essa Síndrome enfrentam os mesmos problemas que os outros autistas quanto às interações pessoais e muitas vezes, devido às particularidades trazidas por esta condição, essas pessoas conseguem decorar livros inteiros ou fazer cálculos matemáticos complicadíssimos sem, no entanto, saber o que significam ou como usá-los na prática do dia-a-dia.
Um dos casos mais famosos ainda hoje estudados é o do paciente chamado Kim Peek, um autista com a Síndrome de Savant que aprendeu a ler aos dois anos, sabia de cor 7.500 livros, com uma memória enciclopédia, e, no entanto, com uma séria deficiência cognitiva, pois apresentava um Q.I. de 73 e era dependente do pai aos 55 anos para fazer coisas simples, como tomar banho e se barbear.

Fonte da foto: http://en.wikipedia.org/wiki/Kim_Peek
O filme Rain Man, inspirado neste caso real, também mostra diversas habilidades que podem ser observadas no personagem vivido por Dustin Hoffman, que interpreta Raymond Babbitt, um autista com a Síndrome de Savant. Na história do filme, Charlie (interpretado por Tom Cruise), descobre que seu rico pai ao falecer deixou toda sua herança para o seu irmão autista, Raymond (Dustin Hoffman), o que o leva a sequestra-lo da instituição em que estava internado para tentar reaver o dinheiro.

Fonte da foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rain_Man

Raymond possui incríveis capacidades matemáticas, chegando a contar os palitos de dente que caíram no chão com apenas uma olhada e a contar cartas em Las Vegas, levando ele e seu irmão a ganharem muito dinheiro. Ele também tem uma memória acima da média, pois em determinada cena chega a decorar todos os nomes e telefones da lista telefônica, decorar livros inteiros e lembrar-se de datas com precisão.
De acordo com Izquierdo (2002), “As memórias que registram fatos, eventos ou conhecimento são chamadas declarativas” (p.22). Este é o tipo de memória que encontra-se extremamente bem desenvolvida nos casos de pessoas com a Síndrome. As habilidades de associar dados, deduzir e criar ideias possibilitam que essas pessoas evoquem informações de maneira mais sofisticada se comparados às pessoas que não possuem a Síndrome.

O primeiro vídeo a seguir mostra a incrível memória de Raymond, que se lembra do telefone da garçonete que o atende, pois decorou os números na lista telefônica (o vídeo encontra-se em inglês): 


Este segundo vídeo refere-se a uma cena que mostra sua habilidade matemática, quando Raymond conta cartas em Las Vegas (vídeo também em inglês):




Vale lembrar que nem todas as pessoas que têm a Síndrome de Savant possuem habilidades tão desenvolvidas quanto o personagem Raymond ou o paciente Kim Peek, pois os níveis dessas habilidades variam de acordo com casos, sendo classificados da seguinte forma, de acordo com Castilho e Ribeiro (2011):

Savants podem ser categorizados de acordo com o nível de habilidade: Prodigiosos, talentosos, e com fragmentos de habilidades. Aqueles ditos prodigiosos, apresentam sua habilidade de forma extraordinária, muito além do nível da população normal, contrastando com sua deficiência. Já o Savant talentoso tem habilidades acima da média, mas não é um prodígio, pois são habilidades que ocorrem de certa forma também em pessoas não autistas ou não deficientes. Por fim o Savant com fragmentos de habilidades (splinter skills), tem interesse e competência acima da média do seu nível de funcionamento, estes são mais comuns dentre os autistas (p.06).

É importante que se pense também na educação efetiva das pessoas que possuem a Síndrome de Savant, para que suas habilidades possam ser desenvolvidas e trabalhadas, mas principalmente, que as suas potencialidades gerais possam ser estimuladas, possibilitando a elas certo grau de independência e boas interações sociais. Obviamente, que isto possa ser construído na medida do possível, considerando as limitações e dificuldades encontradas por cada um.

Título Original do filme citado: Rain Man
Direção: Barry Levinson
Ano: 1988
Duração: 133 minutos
Origem: Estados Unidos


Referências:
CASTILHO, A. C; RIBEIRO, M. J. L. Síndrome de Savant: Possibilidades educacionais. 2011 Disponível em: <http://www.abrapee.psc.br/xconpe/trabalhos/1/223.pdf> Acessado em: Janeiro de 2014.

FREITAS, P.; OLIVEIRA, B.; SOUZA, J. Características e Causas da Síndrome de Savant: Inteligência e Memória na Síndrome de Savant. Disponível em: <http://www.psicologiananet.com.br/caracteristicas-e-causas-da-sindrome-de-savant-%E2%80%93-inteligencia-e-memoria-na-sindrome-de-savant/1299/> Acessado em: Janeiro 2014.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MESQUITA, E. M. Idiots Savants: Um paradoxo real ou ilusório? Disponível em: < http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0386.pdf > Acessado em: Janeiro de 2014.


MOTA, M. Psicologia e a Síndrome de Savant. 2007 Disponível em: < http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/ciencia/psicologia-sindrome-de-savant/> Acessado em: Janeiro de 2014.

Um comentário:

  1. Ótimo post! Apenas verifiquem a forma de citar Freitas, Oliveira e Souza no texto.

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