13 de fevereiro de 2014

Azul é a cor do autismo

Diante da necessidade de um maior entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que ainda hoje é visto de uma maneira errônea e estereotipada por parte da sociedade, a Organização as Nações Unidas (ONU) reservou o dia 02 de abril para ser lembrado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 
Desde 2008, esse dia é utilizado como uma forma de estimular debates sobre o TEA, com o objetivo de atrair uma maior atenção, alerta e comprometimento político à síndrome. De acordo com a ONU, segundo a Revista Autismo, o TEA atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo em sua maioria pessoas do sexo masculino, em uma proporção de 4 meninos para 1 menina. Devido a isso, a cor azul foi adotada para representar o autismo, visto que ela é socialmente relacionada aos homens. Assim, todo ano vários locais do mundo adotam a cor como forma de conscientização sobre o transtorno.
Em uma matéria sobre a comemoração do ano de 2012, A Revista Autismo afirmou:
O Brasil fez o maior evento de sua história para a data no ano passado (2011) em todos os Estados. E agora, em 2012, repete-se com ainda mais força, monumentos serão iluminados de azul na data, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e muitos outros locais. No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses.


Locais iluminados para a comemoração do dia 02 de Abril

Cristo Redentor – Rio de Janeiro 

Monumento em Nova Délhi – Índia 

Palácio do Campo das Princesas – Recife 

Torre da Globo Nordeste - Recife


Cartaz do Dia Mundial de
Conscientização do Autismo 2013 – Revista Autismo


Fonte: http://www.revistaautismo.com.br/DiaMundial


Nenhum comentário:

Postar um comentário