6 de fevereiro de 2014

O poder da mídia e o autismo

Mídias como desmistificação:
Uma boa ideia, coragem e interação no Brasil

Em Curitiba, na escola municipal Padre Carmelo Perrone , essas palavras são postas em prática. O professor Edson Gavazzoni, desenvolveu um projeto para criar uma Rádio na escola que levou jovens a descobrirem novas profissões e superar limitações.
Um aluno em especial, Lucas, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), conquistou certa independência, admiração e respeito dos colegas, professores e familiares, por seu destaque acima da média na locução de um programa da Rádio. Um dos colegas da rádio comenta: “Eu acho que o nosso prodígio (o Lucas), dos narradores não tem como dizer que ele não é o melhor (...) voz insuperável aqui no colégio”.
A rádio trouxe outras contribuições para o desenvolvimento de Lucas, como o ganho de maior independência: hoje, Lucas faz o caminho de casa para a escola sozinho, ao contrário de antes quando ele precisava ser acompanhado, relata sua mãe.  A matéria de TV completa sobre a criação da rádio pode ser vista aqui.
A ideia de que pessoas portadoras do TEA não conseguem avançar em seu desenvolvimento faz parte do passado. Quanto mais cedo o diagnóstico do TEA for realizado, maiores são as possibilidades dos indivíduos desenvolverem suas capacidades e conquistarem maior autonomia.
Susan Boyle, cantora escocesa de 52 anos, assumiu publicamente que é portadora da Síndrome de Asperger, uma forma do TEA. A cantora conta como foi difícil ser diagnosticada erroneamente na infância e da coragem de, hoje com o diagnóstico correto, enfrentar os desafios desta condição, realidade esta que não a impediu de emocionar a todos com sua belíssima voz em um reality show de calourosbritânico “Britain’s Got Talent”. 
Em uma entrevista para a Folha de São Paulo, o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do programa de transtornos do espectro autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que: “o TEA atinge estimados 2 milhões de brasileiros - uma população três vezes maior do que a portadora de Síndrome de Down. Contudo, os autistas no Brasil são invisíveis. A população não sabe o que é, a maioria dos profissionais não sabe do que se trata” (FOLHA DE SÃO PAULO, 2013).
A mídia, em especial a televisão, é um canal de contato com grande parte da população, interferindo de forma marcante na opinião do público sobre os mais diversos assuntos. Além disso, a mídia pode influenciar a formação de estereótipos e fortalecer as desigualdades (GOMES, 2001). Dessa forma, a criação de imagens irrealistas sobre os transtornos do espectro autista pela televisão pode aumentar as práticas de intolerância e preconceito.
Nos comentários realizados por Jungman de Castro (1999) sobre as relações entre discurso, poder e ideologia difundidas por Norman Fairclough, o autor afirma que o discurso da mídia tende a ser uma produção massificante e homogeneizante:

Na impossibilidade de se adaptar aos diversos setores da sociedade, os meios de comunicação normalmente se dirigem a um ‘sujeito ideial’... um sujeito idealizado e estereotipado, criando um círculo vicioso que, atendendo apenas a interesses comerciais, presta um enorme desserviço à educação, à cultura e à cidadania (p.5).

Um exemplo desse tipo de imagem estereotipada sobre o autismo apareceu em um dos programas de comédia da MTV que abordou o tema de forma muito negativa e desumana, acarretando uma série de problemas. A fim de retratar-se, a emissora exibiu um documentário sobre os autistas e a vida de seus familiares.
Por outro lado, se for usada da melhor forma, a mídia pode ajudar inúmeras pessoas a conhecerem e lidarem melhor com o TEA; orientando portadores e familiares, ajudando também a acabar com mitos e preconceitos que envolvem este transtorno do desenvolvimento. Um exemplo disso foi à série de reportagens exibidas no Fantástico, conduzidas pelo Doutor Dráuzio Varela sobre o autismo. 
Ainda hoje há muitos estigmas que precisam ser superados em relação aos transtornos do espectro autista. A mídia de forma geral pode ser um meio tanto para a propagação de ideias errôneas sobre diferentes temáticas, como uma maneira útil de transmitir informações de forma acessível a toda à população, contribuindo para o entendimento mais claro acerca do transtorno e ajudando a acabar com o preconceito.


Referências:
Biderman, I. Dois milhões de brasileiros afetados pelo autismo ganham proteção da lei. Folha de São Paulo, 15 de jan. de 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/01/1214573-dois-milhoes-de-brasileiros-afetados-pelo-autismo-ganham-protecao-da-lei.shtml>. Acessado em: Fevereiro de 2014.

GOMES, P. B. M. B. Mídia, imaginário de consumo e educação. Educação & Sociedade, ano 22, n. 74, abril. 2001.

JUNGMANN DE CASTRO, R. Comentário sobre relações entre discurso, poder e ideologia em Langue and Power, de Norman Fairclough. Recife: UFPE, 1999. 

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